CÂNCER INFATIL
Diagnóstico Precoce
Reduzir a taxa de mortalidade infantil das crianças portadoras de câncer através de um tratamento prematuro só é possível através da detecção da doença na fase inicial. O Diagnóstico precoce e correto é fundamental, elevando as chances de cura dos pacientes em 70% dos casos.
Detectar o câncer é um desafio. Por isso, o responsável deve estar atento a todos os sinais e procurar um médico ao constatar um ou mais sinais:
-
Febre persistente sem causa identificada;
-
Manchas roxas sem machucados visíveis ou sangramento inexplicável (boca, nariz, ouvido e ânus);
-
Aumento do volume abdominal ou dores constantes na barriga;
-
Perda de peso;
-
Íngua com crescimento progressivo;
-
Crescimento dos olhos ou conjuntivite crônica;
-
Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
-
Anemia inexplicável ou palidez acentuada;
-
Vômitos acompanhados de dores de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
-
Reflexo branco na pupila ao incidir a luz (olho de gato).
Quanto mais cedo a criança for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento e maiores as chances de cura.
Procure Ajuda
O primeiro passo após a identificação dos sinais é procurar um médico para que sejam feitos os exames e assim chegar logo ao diagnóstico.
Os residentes do interior do Rio Grande do Norte devem procurar um médico de sua comunidade. Caso haja suspeita de câncer, o responsável pode procurar a ajuda da secretaria de saúde do seu município para que seja feito o encaminhamento ao Hospital Infantil Varela Santiago em Natal. A assistente social do hospital poderá ainda encaminhar a família para ser acolhida no GACC-RN e receber todo o suporte necessário.
Já quem mora na capital deve buscar atendimento nas UPA's, centros clínicos ou hospitais. Em seguida o paciente é encaminhado diretamente para os hospitais de referência onco-hematológica do estado: Hospital Infantil Varela Santiago ou Policlínica.
Caso ainda haja dúvidas, entre em contato com o GACC-RN: (84) 4006-6800.